quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quaresma e Páscoa, que é isso?

Segundo a tradição, a quaresma foi criada pela igreja católica e significava a abstinência total de carne (vermelha) pelo espaço de quarenta dias.
Essa determinação, foi perdendo sua força com o decorrer dos tempos e então a igreja liberou o consumo de carne com exessão das quartas e sextas-feiras. Como o sacrifício ainda estava difícil, foram liberados o consumo em todos os dias da quaresma com exessão da sextas-feiras chamadas "santas" ou a ultima sexa-feira que antecede o domingo de Páscoa. Hoje em dia, a maioria dos católicos já não observam mais esse mandamento da igreja e comem carne todos os dias da quaresma.
Devido a esse manmdamento da Igreja é que o carnaval foi criado.
O Carnaval era somente um dia no ano e este dia era a terça-feira que precede o minício da quaresma. Carnaval era a festa da carne porém literalmente. Pelo fato de que todo católico teria que a partir da quarta-feira de cinzas (dia que se inicia a quaresma) se abster de carne, na terça-feira passavam o dia comendo somente carne. As festas carnavalescas vieram após apesar de serem introduzidas no dia do Carnaval (carne vale).
A Páscoa, que significa passagem, foi criada na libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito.
Foi a passagem da escravidão para a liberdade.
A Páscoa foi substituida pela CEIA DO SENHOR antes do sacrifício de Jesus Cristo na Cruz pelos pecadores e significa a substituição da "LEI" pela graça.
A Graça de Deus significa "PERDÃO OU FAVOR IMERECIDO".
Enquanto a LEI aponta o pecado (Hamartia) a Graça aponta o perdão
Pense nisso e que Deus te conceda a graça da salvação mediante o reconhecimento de que todos somos pecadores e não é por não comer carne que iremos para a perdição eterna, mas não crer no sacrfício vicário do Senhor Jesus Cristo e em Sua graça...
Fragone

Nenhum comentário:

Postar um comentário